Esta viagem à India ficará na história da nossa Associação como o paradigma do que a Europa Viva se propõe fazer em prol da diversidade cultural e do diálogo civilizacional.
A India é a metafora possivel desse diálogo cultural e o campo por excelencia do encontro humano.
A India que nós percorremos atravessou religiões - budismo, cristianismo, induismo, islamismo -e levou-nos ao encontro da profunda humanidade da pessoa humana através das multiplas representações do humano: dos pobres dos pobres; dos pobres, dos remediados, e dos abastados.
Na India a lógica do ter cede lugar à essencia do ser. Na India ninguém precisa de ser avaliado social e economicamente para se afirmar como pessoa. Na India os mais pobres dos pobres são estimados, queridos e respeitados apenas pelo facto de existirem na sua dignidade de pessoa humana. Na India a lógica do desperdicio é um atentado ao Deus criador. Na India, tudo se recicla. Só nao se recicla a honra do homem e o absoluto respeito pela vida humana nas suas multiplas expressões.
Para nós, que acreditamos que o diálogo cultural é a principal caracteristica da humanidade, a India é o projecto sintese. Estamos apostados em cumprir a nossa missão estatutária. A India é um desses projectos de missão.