domingo, setembro 02, 2007

Xangai...

Estamos a chegar ao fim da nossa viagem. Russia, Mongolia e China...para quem saiu de Lisboa h'a 3 semanas o mundo j'a se escreveu a v'arios tempos e todos n'os teremos seguramente muitas narrativas para vos contar.

Xangai 'e uma cidade cosmopolita, onde o consumo 'e lei e o hedonismo uma atitude. Ao contrario de Beijing 'e no entanto uma cidade onde o humano de escreve de um modo espontaneo e onde os viajantes podem se assim o entenderem conhecer com profundidade o modo de vida destas gentes. Beijing 'e pelo contrario uma cidade artificial onde os Jogos Olimpicos operaram profundas alteracoes paisagisticas e humanas.

Aqui em Xangai h'a centros comerciais como nunca vimos no Ocidente, milhares de pessoas a comprar desesperadamente, outros milhares nas ruas tentanto ultrapassar o calor muito humido, mesmo sufocante que por aqui se tem feito sentir.

Xangai 'e a cidade da Condicao Humana. Do humano. 'E uma cidade onde todos os cidadaos do mundo gostariam de estar pelo menos um dia. Uma cidade onde os jovens se vestem como nas capas das revistas Vogue e GQ, onde os bairros pobres prolongam a excenrticidade dos bairros ricos, quase numa harmonia asiatica: uma cidade onde as pessoas sao simpaticas, gentis, aprazives. Os chineses procuram desesperadamente o outro, 'e por isso que fazem de Xangai um terreno fertil para a mudanca.

Visitamos a maqueta da Xangai 2010: absolutamente fantastica. Uma expo do tamando de uma cidade europeia.

Tudo na China 'e assim, imenso, fundo, como uma garganta onde o mar lembra que estamos do outro lado do mundo, a agarrar os vossos bracos, todos com muitas saudades.

Ontem atravessamos o tunel feito no mar at'e ao outro lado do rio. Subimos a um predio de mais de 80 andares e olhamos Xangai, quase cruzamos os nossos olhares, quase vimos Lisboa...

Estamos bem, de boa saude e quase a chegar. Dia 3, segunda feira, as 8:00 locais sairemos do Hotel e pelas 11:00 partiremos para Londres...
voltar ao topo da página