Só faltam 10 dias para provarmos o gosto do nosso chá (a nossa viagem à India) - a que saberá o chá que preparámos durante um ano? Claro que estamos curiosos, mesmo nós, os organizadores...imagino os sócios e os membros do Clube Europa Viva.
Para já, o que nós sabemos acerca do gosto do nosso chá é que ele é absolutamente exclusivo. Contam-se «pelos dedos da nossa mão», segundo a Embaixada da India em Portugal, o numero de portugueses que conhece o Sikkim e até Darjeeling. Nós vamos ao Sikkim e a Darjeeling. Ao Sikkim, sabem porquê?
Para contactarmos no terreno com uma experiencia de eco-turismo que um parceiro nosso da Unesco está a desenvolver naquela zona do globo...
A India que vamos visitar foi escolhida a dedo. Aliás, quando escolhemos a India como simbolo do encontro cultural e civilizacional do nosso projecto já o fizemos conscientes da sua representação civilizacional.
A India que vamos visitar é a India de Tagore, a India da liberdade religiosa, a India, berço de civilização.
Já estamos prontos!!!
Programa
16 Fevereiro, 2007 – Lisboa/ Londres/ DelhiPartida para Nova Delhi (British Airways) (08.20am – 04.55am#1)1
17 Fevereiro, 2007 – Delhi / AgraChegada a Delhi às 04.55am, recepção dos participantes e partida em autocarro para Agra (4.00h aprox.). Check in no Hotel Clarks (5 estrelas) de onde é possível contemplar o Taj Mahal. Depois de um período de descanso, visita guiada ao Taj Mahal, construído pelo Imperador Shah Jahan para mausoléu da sua esposa e à Fortaleza de Agra, residência dos Imperadores Moghul.
18 Fevereiro, 2007 - Agra / DelhiDepois do pequeno almoço, partida em autocarro para uma visita a Fathepur Sikri – cidade do império Moghul, abandonada intacta devido à dificuldade de aprovisionamento de água. Regresso a Delhi. Check in no Hotel Vasant Continental (5 estrelas). Sessão de prova de chá numa conceituada Casa de Chá de Nova Delhi com uma conferência introdutória à viagem por um reconhecido especialista indiano.
19 Fevereiro, 2007 - DelhiVisita guiada pela cidade de Nova Delhi. Cosmopolita capital de 15 milhões de habitantes que sintetiza as diversidades e contradições da Índia contemporânea. Da cidade do séc. XII à cidade de Sir Edwin Lutyens desenhada em 1913 para ser a nova capital do império. Oportunidade para visitar o mercado de Old Delhi, o Forte Vermelho, a mesquita de Jama Mashid – uma das maiores da Índia, seguir os últimos passos do Mahatma Ghandi, apreciar o Qutub Minar, o templo de Lótus e aspectos da cidade imperial para terminar com um espectáculo de luz e som e uma conferência de um arquitecto indiano sobre a India contemporânea e a cidade de Nova Delhi.
20 Fevereiro, 2007 - Delhi / Bagdogra / GangtokDepois do pequeno almoço, transporte para o aeroporto doméstico e partida para Bagdogra (10.10h–12.15h). Viagem panorâmica de autocarro para Gangtok (capital do estado do Sikkim) com a duração aproximada de 4.00h. Check in no Hotel Norkhill (4 estrelas). Tempo livre de aclimatização e descanso.
21 Fevereiro, 2007 - GangtokNo sopé dos Himalayas, oportunidade para apreciar a tranquilidade da paisagem e a hospitalidade das pessoas de uma das regiões mais remotas da Índia. Reino independente até 1975, entalado entre o Tibete e o reino do Butão. Aqui a UNESCO implementa um dos seus programas regionais de ecoturismo que nos permitirá partilhar, visitar e conhecer aspectos da vida e dos hábitos dos Sikkimeses. Visita ao Mosteiro de Rumtek (24Km) – um dos mais importantes centros de estudos tibetanos do mundo, onde reside Sua Santidade Gyalwa Karmapa, chefe da Ordem Kagyupa do Budismo Tibetano. De regresso visita ao Complexo de Ramka, típico exemplar de arquitectura monástica tibetana.
22 Fevereiro, 2007 – GangtokVisita ao Mosteiro de Enchey, ao Instituto de Tibetologia, a um dos mais respeitados Santuário de Orquídeas do mundo e à cidade de Gangtok. Pequeno passeio a pé, pela montanha. Tempo livre.
23 Fevereiro, 2007 - Gangtok/DarjeelingDepois do pequeno almoço, partida de autocarro em direcção a Darjeeling, a cidade que dá o nome a um dos mais reconhecidos chás do mundo e se encontra rodeada de plantações/ jardins de chá. Check in no Hotel Mayfair (4 estrelas) de onde é possível contemplar a terceira maior montanha do mundo – o Kanchanjungha. Tarde livre.
24 Fevereiro, 2007 – DarjeelingDepois do pequeno almoço faremos uma visita de um dia inteiro ao famoso Glen Burn Tea Estate. Neste prestigiado jardim/fábrica de chá teremos oportunidade para conhecer todas as fases desde a cultura e produção ao tratamento e consumo com acompanhamento permanente de uma equipa de especialistas que nos darão a provar algumas das suas marcas.
25 Fevereiro, 2007 – DarjeelingPartida de madrugada para Tiger Hill para assistir ao nascer do sol na cordilheira dos Himalayas/ Monte Everest. Regresso ao hotel para tomar o pequeno almoço e partida para apanhar o Toy Train (declarado Património Mundial pela Unesco) – um pequeno comboio a vapor implantado pelos ingleses para vencer os desníveis da montanha e escoar a produção de chá. Depois do almoço, visita e conferência no Instituto de Montanhismo fundado por Tenzing Norgay – o primeiro homem a escalar o Everest. Visita ao centro de refugiados Tibetanos. Vista ao Centro de Preservação das espécies da região Himalaya em vias de extinção.
26 Fevereiro, 2007 - Darjeeling/CalcutáApós o pequeno almoço, partida de autocarro em direcção ao aeroporto de Bagdogra para apanhar o avião para Calcutá (13.45h – 14.45h). Check in no Hotel Hindusthan International (5 estrelas). Tarde livre.
27 Fevereiro, 2007 - CalcutáVisita à maior e mais prestigiada casa de comércio, de venda e leilões de chá do mundo – J. Thomas Tea Auction e possibilidade de contactar com profissionais do ramo de uma forma informal. Estas sessões só acontecem uma vez por semana, pelo que será um privilégio podermos assistir ao agitado correr do dia e partilhar o almoço com os seus técnicos.
28 Fevereiro, 2007 - CalcutáVisita guiada pela cidade de Calcutá – capital do Império Britânico, até 1912 - berço do prémio Nobel da Literatura – Rabindranath Tagore e uma das cidades com maior dinamismo cultural e intelectual da India. Será visitado o Victoria Memorial, a casa de Tagore (convertida em centro de arte) e a colecção de Marble Palace. Será ainda feito um passeio de barco pelo rio Hoogly onde os Portugueses estabeleceram no séc. XVI uma feitoria. Depois do almoço num retaurante de comida Bengali, visitaremos o maior Book Market da Ásia e tomaremos chá numa famosa Casa de tertúlias.
01 Março, 2007 - Calcutá/Delhi Dia livre. Transporte para o aeroporto e partida para Nova Delhi (20.45h – 22.55h). Chegada a Nova Delhi e transfer para o aeroporto internacional.
02 Março, 2007 – Delhi/ Londres/ Lisboa Partida para Lisboa (British Airways) (03.25am – 11.20am)