A Europa Viva vai voar de novo para Moscovo, de 12 a 16 de Outubro de 2006, ao encontro do Festival 100 anos de nascimento de Shostakovich.
Uma vez mais, trata-se com esta missão, de dar cumprimento não apenas a um programa do projecto Europa em Movimento - O tempo e a música - mas, sobretudo, de responder a um apelo profundo dos nossos estatutos, ao especificar que compete à Europa Viva promover, difundir, e reflectir a cultura europeia, os valores da cidadania e da solidariedade social.
Ao ter estabelecido com a Antena 2 uma parceria comum nesta missão Moscovo- Shostakovich-Outubro, a Direcção da Europa Viva está certa que legitimou a sua missão.
Porque:
1. Shostakovich é um dos maiores exemplos de cultura e cidadania da história recente;
2. O Festival 100 anos Shostakovich é por si só uma das peças de programação cultural universal mais importantes deste principio de século - envolve os maiores solistas, maestros e salas de concerto russos, numa manifestação impar de coordenação cultural depois da queda do cumunismo;
- É a primeira vez que Shostakovich é homenageado pela cultura russa!
3. Com esta parceria, a Europa Viva, ajudou a difundir, promover e reflectir a cultura europeia já que a Antena 2 elabora e transmite conteúdos de antena que sendo da sua responsabilidade editorial foram definidas programáticamente pela Europa Viva (que concebeu todo o circuito cultural) e concretizada logisticamente pela nossa Associação em parceria com a agencia de viagens em Moscovo.
Damos aos nossos associados, aos membros do Clube Europa Viva, e ao povo português, a possibilidade de partilhar com o mundo este grande acontecimento cultural, traduzido em reportagens que o jornalista André Cunha Leal se propoem fazer, de Moscovo, ao mesmo tempo que cobre os eventos culturais (3 concertos) para a Antena 2.
De 13 a 16 de Outubro estejam atentos à Antena 2.
É com muito orgulho que a Direcção da Europa Viva se congratula com esta missão.